Como avaliar o desempenho geral do seu motor elétrico?

Publicado em Friday, 11 June 2021
Como avaliar o desempenho geral do seu motor elétrico?

Analisador de Qualidade de Energia e de Motor ajuda a avaliar efetivamente o desempenho elétrico e mecânico, apenas ao conectar a tensão e medir a corrente, fornecendo um nível de dados sem precedentes.

 

  • Apresenta os principais parâmetros de análise de motor, como velocidade, torque e potência mecânica, e calcula a eficiência do motor sem sensores mecânicos;
  • Inclui a funcionalidade de qualidade total de energia e de analisador de energia elétrica;
  • A mais alta classificação de segurança do setor: CAT III 1.000 V/CAT IV 600 V.

 

Podemos verificar com precisão e confiabilidade se os filtros harmônicos aplicados aos inversores de frequência estão cumprindo a sua função uma vez que as componentes harmônicas geradas por estas cargas não lineares propagam-se pela rede elétrica, resultando em sérios danos aos equipamentos elétricos e/ou eletrônicos. Dentre os principais efeitos causados, em termos gerais, podem ser citados:

 

  • Identificar problemas de qualidade de energia como quedas, picos, transitórios e desequilíbrios de tensão e corrente;
  • Sobretensões gerando comprometimento da isolação e da vida útil do equipamento;
  • Sobrecorrentes ocasionando efeitos térmicos nocivos aos equipamentos;
  • Efeitos sobre a resistência dos condutores elétricos.

 

Com o analisador de motores e de qualidade de energia podemos através de um método ágil e econômico testar a eficiência de motores, ao mesmo tempo que elimina a necessidade de sensores mecânicos externos e os tempos de paragem dispendiosos. 

 

Baseado nos analisadores de energia e de qualidade de potência da Fluke, há total capacidade para medir a qualidade de energia, enquanto também mede-se os parâmetros mecânicos dos motores elétricos de transmissão direta. Utilizando os dados da placa de identificação do motor (dados NEMA ou IEC) em conjunto com medições de potência trifásica, o equipamento calcula os dados do desempenho do motor em tempo real, incluindo a velocidade, o torque, a energia mecânica e a eficiência, sem a necessidade de sensores adicionais de torque e de velocidade. 

 

Podemos obter também cálculo do fator de limitação do motor no modo de funcionamento. Os dados necessários para efetuar estas medições são introduzidos pelo engenheiro e incluem a potência nominal em kW ou HP, a corrente e tensão nominais, a frequência nominal, o fator de potência, o fator de serviço nominal e o tipo de design do motor de acordo com as classes NEMA ou IEC.

 

Com esta gama de medições podemos verificar se o conjunto de acionamento e motor estão operando de acordo com as normas técnicas estabelecidas e se o conjunto está operando em seu melhor desempenho a que foi destinado na aplicação.


Autor: Jan Fessl Júnior - Field Engineer Service

AutênticA Automação | Drives | Robótica

Faça parte da nossa equipe de especialistas